sábado, 9 de abril de 2016

Bolo de Milho e Côco

Uma cor belíssima!

Depois de usar alguns grãos de milho numa salada quente, estava o resto da lata a pedir uso, pelo que consultei algumas ideias na net e, dando largas à imaginação, nasceu o Bolo de Milho e Côco!

Ingredientes


1 lata de milho doce cozido (que no caso não estava completa)
1 chávena de côco ralado
1 chávena de farinha de milho (atenção, não é amido de milho - maizena! Também é conhecido como carolo de milho)
1 + 1/2 chávena de açúcar branco
1/2 de farinha maizena (amido de milho)
3 ovos
1 iogurte de côco
1/2 chávena de leite
1 colher de sobremesa mal cheia de fermento
1 colher de café de bicarbonato de sódio
2 chávenas de farinha de trigo (mal cheias)
Margarina e farinha q. b. para preparar a forma

Como fazer:


1. Ligar previamente o forno a 180 ºC.

2. Numa taça juntar o milho, o côco, a farinha de milho, a maizena, o açúcar, os ovos (à temperatura ambiente), o iogurte e o leite e com uma varinha mágica, triturar.

3. Misturar o bicarbonato e o fermento com a farinha de trigo e adicionar, aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau.

4. Colocar na forma (bolo inglês ou outra da preferência) já untada com a margarina e polvilhada com a farinha. 

5. Levar ao forno por cerca de meia hora, até ficar douradinho. Fazer o teste do palito!


Acompanhar com um chá é uma óptima sugestão!


terça-feira, 5 de abril de 2016

Tarte de Atum

Uma tarte que se faz sozinha.

Sem grande tempo ou sem ideias para cozinhar? Também já me aconteceu. Queria fazer um salgadinho, com algumas restrições (sem queijo) e, sem grande tempo nem ideias, tive uma epifania: uma tarte de atum! Muito rápida, praticamente faz-se sozinha...

Ingredientes


1 base de massa folhada ou quebrada
2 latas de atum
1 alho francês
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
1/2 copo de leite
orégãos e sal q. b. para temperar

Como fazer:


1. Ligar o forno a 180 ºC.

2. Colocar a base de massa na forma adequada e picar o fundo.

3. Cortar o alho francês em meias luas; picar o alho.

4. Num tacho, colocar o azeite. Adicionar o alho francês e o alho, temperar com sal. Não é necessário deixar cozer muito, este ponto serve apenas para salientar o sabor do alho francês.

5. Desfazer bem o conteúdo das duas latas de atum.

6. Bater os ovos, adicionar o atum e o alho francês. Misturar bem e temperar com orégãos a gosto.

7. Deitar o preparado na forma e levar ao forno, por cerca de 20 min, até ficar dourada.

Serve bem como jantar ou almoço ligeiro, acompanhando uma sopa e uma salada.



domingo, 3 de abril de 2016

Bolo Escuro

Receita da Avó.

Lindo por fora, delicioso por dentro.
Receita feita pela minha avó, apontada num bloco pela minha mãe. As folhas amarelecidas dizem que o bloco tem décadas, até porque já lhe chegou o Outono e começa a perder folhas. Para não perder receitas, apontei num caderno, agora novo, todos os tesouros que lá estavam. E agora, também, no mundo virtual.

Ingredientes


4 ovos
250 g de açúcar (branco ou amarelo)
250 g de farinha
1/2 chávena de azeite
1 chávena de leite
1 colher de sopa de canela, bem cheia
1 colher de sobremesa, mal cheia, de fermento
margarina e farinha q. b. para untar a forma

Como fazer


1. Ligar o forno a 180 ºC para ir aquecendo.

2. Bater bem os ovos inteiros com o açúcar, até já não se notar o açúcar.

3. Adicionar a canela, o azeite e o leite, aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau.

4. Entretanto, colocar margarina na forma e pôr no forno.

5. Misturar a farinha com o fermento e adicionar ao bolo, aos poucos, para ficar bem incorporado.

6. Preparar a 'lata', que pode ter ou não buraco: forrar a forma com margarina derretida e polvilhar com farinha.

7. Colocar o bolo e deixar cozer por cerca de 30 min, pelo menos. Fazer sempre o teste do palito.

Bolo com recheio.

Este bolo pode ainda ser recheado. No caso, o recheio foi muito simples: uma lata de leite condensado cozido. Antes de rechear, deve deixar-se o bolo arrefecer (até se pode fazer o bolo a num dia e rechear-se no dia seguinte). Desfaz-se bem o conteúdo da lata, uma vez que vem bastante compacto e torna-se difícil de barrar, corta-se o bolo ao meio e espalha-se o recheio, tendo atenção para deixar uma pequena margem da beira do bolo. Et voilâ, é saborear!

Nota: os ovos devem ser tirados do frio um pouco antes de usar, para que estejam à temperatura ambiente.



quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Cogumelos salteados

Porque nem tudo se resume a carne ou peixe (ou doces).



Ingredientes

- cogumelos: fica bem com cogumelos de lata, boletus, tortulhos, cepas, míscaros (as aparências iludem!)...
- alho (a gosto)
- orégãos (a gosto)
- azeite (a gosto)
- sal (a gosto)

Preparação

1. Colocar numa frigideira o azeite, o alho picado e levar o lume.

2. Quando estiver bem quente, juntar os cogumelos. Deixar alourar em lume brando.

3. Temperar com sal, orégãos e mais um pouco de alho bem picado. 

4. Deixar apurar e servir, como acompanhamento a carnes e peixes.


Os cogumelos, sobretudo os silvestres, têm um sabor muito rico, embora captem muito bem outros aromas. Contudo, pode-se fazer um breve refogado com cebola ou até utilizar esta receita como base e acrescentar outros legumes, tais como espargos (sobretudo se forem silvestres também). Pode também servir como base de molho.



Para cultura geral, aqui fica uma pequena lista dos cogumelos comestíveis uma ou várias vezes da região da Beira Interior.

domingo, 29 de novembro de 2015

Fritada de Carne e Legumes

Depois de algum (bastante!) tempo sem actualizar este bloco de notas electrónico, cheguei com uma receita, inventada na hora, para a marmita do dia seguinte - e surge assim a Fritada de Carne e Legumes.





Ingredientes

- sobras de carne (pode ser de qualquer forma, assada, frita, grelhada, cozida...)
- courgete
- cenoura
- cebola (ou alho francês)
- bacon
- ovos
- duas colheres de sopa de azeite
- sal e pimenta a gosto

Preparação

1. Cortar em pedaços as sobras de carne.

2. Cortar finamente os legumes: a cebola (alho francês) e a cenoura em juliana; a courgete em meias luas.

3. Colocar uma frigideira anti-aderente ao lume com o azeite.

4. Colocar a cebola e deixar alourar. Acrescentar o bacon, as sobras de carne e os restantes legumes. Deixar refogar um pouco.

5. Acrescentar água até tapar os legumes e baixar um pouco a temperatura para deixar cozer em lume brando.

6. Rectificar os temperos de sal e pimenta.

7. Assim que apurar e deixe de ter a água adicionada, acrescentar os ovos batidos aos poucos; assim que estiverem cozidos, virar a fritada com cuidado para alourar do lado oposto.

8. Pode servir-se assim ou a acompanhar com uma fresca salada de alface ou tomate com orégãos. Pode também acrescentar-se batata frita palha a gosto (antes de estar totalmente apurado, para que a batata amoleça um pouco - ponto 6). Neste caso, moderar as quantidades de sal e azeite utilizadas.


sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Tabela de Equivalências

Num dos passeios pela internet, descobri esta tabela de conversão de medidas culinárias. Muitas das medidas apresentadas são vocábulos brasileiros (como a xícara) mas que acabam por ser universais.

Retirado do blog Temperos e Especiarias (temperoseespeciarias.blogspot.pt)

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pudim da Avó Amélia

A satisfazer gulosos desde 1934.


Apesar da curta vida, foi um pudim bastante viajado.

Este pudim é especial. Não só porque é a receita da minha avó - e desde sempre me lembro dela a fazê-lo assim - mas também porque se pode fazer de acordo com o tamanho da família e dos amigos - desde 24 ovos se for para uma festa a 4 ovos para um grupo de amigos chegados. Ou se a gulodice for muita e urgente, até pode mesmo ser só 1 ovo e o pudim cozido em microondas numa caneca (se bem que este ainda não experimentei)...

Os ingredientes básicos são três: ovos, açúcar e leite. Mas a minha avó também costuma acrescentar café, para, segundo ela, 'não ser tão enjoativo'. As quantidades variam conforme o volume de pudim que se queira fazer, e pode optar-se por se adicionar mais leite e/ou mais café, mantendo a quantidade de ovos. O importante é ficar a gosto de quem o faz. Vou colocar uma receita para um pudim de tamanho médio-grande.

Ingredientes

Caramelo
- açúcar branco, a gosto

Pudim
- 12 ovos
- 12 colheres de sopa de açúcar + 2 colheres de sopa (branco ou mascavado)
- 1/2 L de leite
- 1 caneca (cerca de 300 mL) de café, adoçado a gosto (no caso da receita da minha avó, com bastante açúcar)

Preparação

1. Começar por fazer o caramelo. Este é feito na forma que levará o pudim. Colocar algumas colheres de açúcar no fundo, tendo em conta que quanto mais se deitar, mais caramelo faz. O açúcar começará a formar pequenos torrões antes de ir amolecendo e criar um líquido castanho. Duas notas de atenção:
>> Tirar o caramelo quando o líquido tem cor castanha semelhante à cor do caramelo da foto. Se ficar tempo de mais, o açúcar queima e para além de uma pasta difícil de tirar, fica um 'aroma' a queimado muito característico.
>> Mil cuidados ao trabalhar com açúcar a altas temperaturas. O caramelo é um ponto de açúcar (o último de todos) e é obtido a cerca de 150 ºC. Um pequeno descuido pode gerar uma grande queimadura.

2. Retirar o caramelo do lume e rodar a forma para o caramelo se espalhar. Deixar repousar.

3. Ligar o forno a cerca de 200 ºC.

4. Bater o pudim. Por cada ovo, uma colher de sopa de açúcar - e no fim, mais duas extra. Bater o pudim com uma colher de pau. Mesmo já o tendo preparado muitas vezes usando a batedeira, a colher de pau é o método que a minha avó sempre usou - e que para além de ser mais tradicional, cumpre bem o objectivo de bater o pudim, sendo até mais fácil de lavar.

5. Acrescentar o café, forte e bem temperado, assim como o leite. As quantidades de ambos podem variar, consoante o gosto de cada um. Depois de adicionar os líquidos, geralmente o pudim dobra o volume.

6. Colocar na forma e cozer em banho maria, num tabuleiro com água (água até meia altura do tabuleiro).

7. Deixar cozer. Assim que o pudim ficar dourado, cobrir a forma. Ir fazendo o teste do palito até o pudim estar cozido (demora, pelo menos, 40 minutos).