quarta-feira, 22 de junho de 2016

Piña colada sem álcool - e um ananás sem açúcar

Era uma vez um ananás. Redondinho, cheiroso e prometia ser um belo manjar. Porém, depois de despido da sua casada castanha e sem coroa verde, provou-se e... deve ter passado a sua vida à sombra, pois não era doce! Porém, nada de desperdícios!

Piña colada que até as crianças podem comer. (Comer?!)

Ingredientes

- 1 ananás ou abacaxi
- 2 colheres de sopa de côco
- 1/2 litro de leite
- 1 colher de sobremesa de farinha maizena
- água e açúcar q. b.
- paus de espetada

Como fazer

1. Cortar a fruta aos cubos e colocar nos espetos.

2. Num tacho suficientemente largo para conter as espetadas, fazer uma calda de açúcar (a calda faz-se 'meio-meio': por exemplo, uma chávena de açúcar para uma chávena igual de água). Deixar levantar fervura e colocar as espetadas. Virar quando estiver 'caramelizado' (com um aspecto mais brilhante). Caso as espetadas sejam demasiado grandes, caramelizar os pedaços de fruta antes de colocar em espetadas.

3. Com o açúcar que sobrar, se sobrar, aproveitar para a calda de côco. Caso não sobre, faz-se uma calda da mesma maneira da anterior. Juntar logo de início o côco.

4. Deixar ferver e juntar então o leite já com a maizena dissolvida (cuidado com os grunhos e com os respingos quando se adicionar o líquido!). Deixar levantar fervura, apurar e pode-se servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui a sua opinião