terça-feira, 14 de julho de 2015

Gelado de banana

Rápido, anti-desperdício e recomendado a todas as faixas etárias.



A banana é uma fruta que geralmente é comprada ainda bastante verde. Mas é só trazê-la para casa e juntá-la, por exemplo, à maçã, para a magia acontecer. Passam de um verde pouco apetitoso para um dourado momentâneo que termina em tonalidades castanhas. 

Para (re)aproveitar este fruto, muito completo por si só, porque não transformá-lo em gelado? E assim encontrei esta receita que veio salvar meia dúzia de bananas em fim de linha. 


Ingredientes

- bananas


Preparação

1. Descascar e limpar todos os fios, mossas ou partes escuras que a fruta possa ter.

2. Cortar as bananas em rodelas com cerca de 1 cm. Não é aconselhável um tamanho maior, porque num passo mais à frente a varinha mágica pode vir reclamar reforma antecipada...

3. Colocar numa embalagem e levar ao congelador.

4. Mais tarde, retirar do congelador pelo menos meia hora antes de começar a triturar.

5. Colocar pequenas porções no copo da varinha mágica. Triturar. Não fica tudo homogéneo, por isso é necessário colocar todos os pedaços grandes novamente para o fundo do copo. Repetir o procedimento até toda a banana ser agora um suave batido.


6. Levar novamente ao congelador. Passadas cerca de duas horas, misturar levemente o gelado, só para criar mais algum ar e manter a textura.

Há quem, como este casal, tenha optado por juntar, algures no meio do processo, canela, morangos, chocolate, leite condensado, canela... As hipóteses são muitas, pois a banana é uma fruta que faz uma base de gelado muito versátil.


Uma vez que é um gelado que contém apenas banana, pode também ser dado a bebés, que assim comem uma fruta completa - das primeiras que se introduz na alimentação - e também se podem refrescar neste calor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui a sua opinião