quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pudim da Avó Amélia

A satisfazer gulosos desde 1934.


Apesar da curta vida, foi um pudim bastante viajado.

Este pudim é especial. Não só porque é a receita da minha avó - e desde sempre me lembro dela a fazê-lo assim - mas também porque se pode fazer de acordo com o tamanho da família e dos amigos - desde 24 ovos se for para uma festa a 4 ovos para um grupo de amigos chegados. Ou se a gulodice for muita e urgente, até pode mesmo ser só 1 ovo e o pudim cozido em microondas numa caneca (se bem que este ainda não experimentei)...

Os ingredientes básicos são três: ovos, açúcar e leite. Mas a minha avó também costuma acrescentar café, para, segundo ela, 'não ser tão enjoativo'. As quantidades variam conforme o volume de pudim que se queira fazer, e pode optar-se por se adicionar mais leite e/ou mais café, mantendo a quantidade de ovos. O importante é ficar a gosto de quem o faz. Vou colocar uma receita para um pudim de tamanho médio-grande.

Ingredientes

Caramelo
- açúcar branco, a gosto

Pudim
- 12 ovos
- 12 colheres de sopa de açúcar + 2 colheres de sopa (branco ou mascavado)
- 1/2 L de leite
- 1 caneca (cerca de 300 mL) de café, adoçado a gosto (no caso da receita da minha avó, com bastante açúcar)

Preparação

1. Começar por fazer o caramelo. Este é feito na forma que levará o pudim. Colocar algumas colheres de açúcar no fundo, tendo em conta que quanto mais se deitar, mais caramelo faz. O açúcar começará a formar pequenos torrões antes de ir amolecendo e criar um líquido castanho. Duas notas de atenção:
>> Tirar o caramelo quando o líquido tem cor castanha semelhante à cor do caramelo da foto. Se ficar tempo de mais, o açúcar queima e para além de uma pasta difícil de tirar, fica um 'aroma' a queimado muito característico.
>> Mil cuidados ao trabalhar com açúcar a altas temperaturas. O caramelo é um ponto de açúcar (o último de todos) e é obtido a cerca de 150 ºC. Um pequeno descuido pode gerar uma grande queimadura.

2. Retirar o caramelo do lume e rodar a forma para o caramelo se espalhar. Deixar repousar.

3. Ligar o forno a cerca de 200 ºC.

4. Bater o pudim. Por cada ovo, uma colher de sopa de açúcar - e no fim, mais duas extra. Bater o pudim com uma colher de pau. Mesmo já o tendo preparado muitas vezes usando a batedeira, a colher de pau é o método que a minha avó sempre usou - e que para além de ser mais tradicional, cumpre bem o objectivo de bater o pudim, sendo até mais fácil de lavar.

5. Acrescentar o café, forte e bem temperado, assim como o leite. As quantidades de ambos podem variar, consoante o gosto de cada um. Depois de adicionar os líquidos, geralmente o pudim dobra o volume.

6. Colocar na forma e cozer em banho maria, num tabuleiro com água (água até meia altura do tabuleiro).

7. Deixar cozer. Assim que o pudim ficar dourado, cobrir a forma. Ir fazendo o teste do palito até o pudim estar cozido (demora, pelo menos, 40 minutos).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva aqui a sua opinião